quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Eletivas Livres

Olá!

Bom, talvez você não saiba, mas algo que pode incrementar e muito a sua graduação (falo especialmente na UFRJ, que é onde conheço como funciona a questão de grades, créditos...) você pode cursar disciplinas eletivas em outros cursos.

Wait. Outros cursos?!

Seam!

No meu último período da faculdade decidi me esforçar um pouco mais por fazer disciplinas legais, que me fizessem aprender algo além de finanças, pois estava fazendo apenas matérias de finanças... umas cinco ou seis... Por mais que eu ame finanças, tudo que é em exagero faz mal...! Então decidi me empenhar em conseguir uma vaga em eletiva livre do curso de música e desenvolver a técnica do canto com aulas individuais, que são eletivas obrigatórias para os alunos da Escola de Música da UFRJ, e consegui uma vaga!

Disse que me empenhei porque não é algo tão fácil de se conseguir... Algumas disciplinas de outros cursos você consegue se inscreer pesquisando no próprio sistema interno (SIGA), indo em "turmas" e digitando o nome do curso que possa ter uma disciplina que você queira. Mas essas disciplinas individuais, você não pode se inscrever pelo SIGA se você não é aluno de algum curso da escola. Você precisa ir até a escola, na secretaria e no departamento, informar que é de outro curso e quer se inscrever em outra disciplina, pedir o formulário necessário e preenchê-lo, levar na secretaria... Bah! Então, algum tempo depois, logo no final da inscrição em disciplinas - porque você não vai tentar fazer isso no meio do período de aulas, vai...? - você continua insistindo, indo lá no departamento, caçando o e-mail do coordenador do curso da disciplina que você quer, contactando-o e dizendo o porquê de você desejar tanto fazer essa disciplina...

Um detalhe: não seja arrogante. Não seja grosso. Os funcionários e coordenadores da escola (faculdade) não merecem que você os trate mal. Não diga apenas: "é obrigação deles!"

Se houver vaga disponível, bom pra você! Se não, tente outra vez no próximo período! Mas não desista, pois pode valer a pena e traz um diferencial em seu histórico escolar! Já pensou o seu provável chefe lendo seu histórico (alguns estágios pedem CRA) e vê lá escrito: "Grupo de Ortografia e Leitura - 8,2" Ele vai estranhar e vc vai falar a importância daquilo, o quanto te agregou, e ele perceberá que você é alguém fora do padrão, o que, nesse sentido, é algo muito bom!

Então... É isso! Agora você sabe como se inscrever em eletivas, que são as livres, e você precisa saber que pode cursar quantas quiser! Faça valer a pena os quatro anos na universidade!

Até~!